domingo, 9 de janeiro de 2011

Cangando uns grilos

Foto: Alex Reisdorfer. Extraída de http://br.olhares.com
Para quem não sabe, assim como eu não sabia, canga é o objeto usado para juntar dois bois lado a lado para puxar o carro de boi, servir de meio de transporte de pessoas ou de carga em localidades rurais.

A palavra também pode ser usada como verbo e, segundo o que ouvi aqui em Três Pontas, Minas Gerais, quando uma coisa ou uma pessoa dá muito certo com outra, além de dizer que combinam eles também dizem que "é bom de cangar". Isso porque para cangar um boi com outro tem uma série de observações a serem feitas, por exemplo, se os bois têm o mesmo temperamento, a mesma altura, se andam em ritmo parecido e por aí vai. Soube inclusive que há pessoas que só de ver um boi tem o dom de observar esses detalhes e sabem dizer se o boi é de canga.

Pois bem,  mais um delicioso almoço terminado aqui na Fazenda Pedra Negra e, novamente, ficamos à mesa conversando, enquanto esperamos a sobremesa. Mas a conversa continua ainda depois e fico a cada dia mais impressionada com a aura que parece envolver a Fazenda e aproximar as pessoas tão naturalmente porque, desde que cheguei, não houve um café, um almoço ou um jantar em que não tenhamos ficado numa prosa com um sem fim de histórias tão deliciosas quanto tudo o que é servido  e vivido aqui.

Hóspedes, familiares e moradores da Pedra Negra, é como se bastasse se sentar à mesa e num instante estão já a contar histórias e falar de coisas as mais curiosas, engraçadas, ricamente interessantes da cultura local, me deixando com a sensação de que a doideira do meu cotidiano urbano é parte de um outro Brasil e não deveria mais ser parte de mim.

Foi assim que surgiu minha idéia para esse texto, porque hoje após o almoço uma das moradoras da Fazenda contou que tinha chamado a Isaura para tomar café, perguntando se ela estava ocupada e ela respondeu que não, que estava cangando uns grilos.

Vista de uma das casinhas de colonos ao redor da Fazenda.
Foto: Walquíria Molina
Antes de me cobrarem porque eu não disse quem é a Isaura, ela é a adorável dona do hotel e, junto com seu adorável Gustavo são responsáveis pela Fazenda Pedra Negra. Mas, sobretudo, acho que é ela quem dá esse jeito para a Fazenda que torna possível as coisas acontecerem da forma incrível como acontecem aqui, além de você sentir como se estivesse em sua casa mesmo.

Bom, desde o dia que conheci a Pedra Negra que estou ouvindo histórias* e proseando por demais e quero muito dividir um pouco de todos esses causos com vocês.

Como hoje fiquei o dia todo cangando grilos para já ir me despedindo da Fazenda com calma - embora não sem dor - resolvi fazer esse ensaio para vocês terem uma prévia das histórias* que vem por aí e eu, para já ir matando as saudades que chegaram antes mesmo de eu ter batido cancela da Pedra Negra.


*Publicadas na Página "Para quem gosta de causos".